top of page
fundo-azul-textura2a.png

Projeto realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022

O Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul  apresentam

logo sem fundo-mod.png

Financiamento

Pró-cultura_Governo do Estado_NEGATIVA_V.png
logo branca.png

Quando arte e tecnologia se atravessam, novos mundos emergem.

 

Delírios Projetados é uma residência artística que investiga as interseções entre corpo, imagem e tecnologia, explorando novas possibilidades cênicas a partir de projeções, videoarte e sonoridades experimentais. Desenvolvida pelo Núcleo de Investigação do Corpo e Tecnologias, a iniciativa reúne artistas de diferentes linguagens para uma jornada de criação intensa, onde o limite entre o real e o virtual se dissolve.

Aqui, o corpo não apenas se move – ele se desdobra em imagens, se funde à luz e ressignifica o espaço.

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0324 (1).jpg
EnsaioAbertoDeliriosProjetados0353 (1).jpg
EnsaioAbertoDeliriosProjetados0232.jpg
EnsaioAbertoDeliriosProjetados0238.jpg
delirios-projeçao-03.jpg
delirios-13-01-2025-julia-urach-31.jpg
fundo-azul-textura2a.png

O PROCESSO

Pesquisa e experimentação

Um mergulho na materialidade do corpo e suas conexões com a tecnologia. Os ensaios se tornam laboratórios, onde projeções mapeadas, arte e composições audiovisuais redefinem a cena.

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0362.jpg

Ensaios Abertos

A pesquisa se expande para o público, revelando camadas do processo criativo. Cada ensaio aberto é um momento de troca, onde ideias ainda em construção se apresentam em tempo real.

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0159.jpg
EnsaioAbertoDeliriosProjetados0332.jpg
EnsaioAbertoDeliriosProjetados0393.jpg
EnsaioAbertoDeliriosProjetados0278 (1).jpg
EnsaioAbertoDeliriosProjetados0268.jpg
EnsaioAbertoDeliriosProjetados0293 (1).jpg

Intervenções audiovisuais

Imagem e som ganham vida em cena, transformando a relação do espectador com o espaço. Testes de videoarte, interatividade digital e ambientes imersivos são algumas das experimentações que integram a pesquisa

Cocriação

Artistas de diferentes trajetórias se encontram na interseção entre arte e tecnologia. A cada etapa do processo, novas possibilidades emergem, expandindo os limites do imaginável

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0242.jpg
EnsaioAbertoDeliriosProjetados0131.jpg
fundo-azul-textura2a.png

PROJETO NA MÍDIA

fundo-azul-textura2a.png

ARTISTAS RESIDENTES

Aline Ribeiro

aline.png

Entre corpos, máscaras e camadas de criação.

 

Aline Ribeiro constrói universos cênicos que transitam entre atuação e caracterização. Graduada em Artes Cênicas pela UFSM e graduanda em Dança, carrega em sua trajetória formações no Conservatório de Irkutsk (Rússia) e na Recriarte – Actor’s School (SP), além de prêmios em festivais nacionais e internacionais.

Seja no palco ou nos bastidores, Aline imprime sua marca em cada detalhe, costurando presença e visualidade em espetáculos que atravessam fronteiras.

Camila Matzenauer

camila 1.png

Corpo que se move entre tempos e territórios.

Camila Matzenauer habita a dança, o circo e a performance como caminhos de criação. Entre Brasil e Argentina, traça percursos que atravessam palcos, ruas e espaços não convencionais.

Fundadora do projeto Rubra: Arte e Educação Menstrual e integrante da companhia Umbigo de Bruxa, Camila já participou de importantes residências artísticas e segue expandindo sua atuação no cenário cultural.

Gustavo Dornelles

IMG-20250127-WA0017.jpg

Corpo, imagem e fluxo.

 

Gustavo Dorneles é bailarino, professor e pesquisador. Formado em Dança pela UFSM, constrói sua trajetória entre o ballet clássico, o jazz e a dança contemporânea, além de atuar como professor em Porto Alegre.


No palco e no audiovisual, seus trabalhos dialogam com a experimentação e a cena expandida. Participou do projeto ESPORAS, premiado na área de vídeo dança, e atuou no filme Um filme sobre viver. Também esteve nos espetáculos Frágil: o baile cênico das relações, Corporal: algoritmos (s) em série e, mais recentemente, Xícara Suja, do Gira Centro de Dança.
 

Ronaldo Palma

ronaldo.png

Ronaldo Palma é músico, compositor e produtor musical, com uma trajetória marcada pela criação de trilhas sonoras e pela imersão no universo do som para audiovisual.

Técnico de som direto e editor de áudio, já assinou trabalhos premiados em curtas-metragens, explorando a potência narrativa do som.

Anderson Martins

delirios-projeçao-21.jpg

Corpo, cena e visualidade.

 

Anderson Martins transita entre a interpretação teatral, a criação de figurinos e a produção cênica. Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação Teatral pela UFSM, integra o grupo Teatro Por Que Não?, onde atua, produz e coordena a criação de figurinos.

Com mais de 40 espetáculos no currículo, sua trajetória é marcada por pesquisas sobre visualidades da cena, explorando o diálogo entre figurino, maquiagem e dramaturgia visual. Agora, também faz parte do coletivo Peirô, investigando a linguagem do Teatro de Formas Animadas.

Daniela Cunha

dani-1.png

Palco, imagem e movimento.

 

Daniela Cunha constrói narrativas cênicas que atravessam a atuação, a direção e a pesquisa teatral. Bacharela em Artes Cênicas – Interpretação Teatral e graduanda em Direção Teatral pela UFSM, é fundadora da Elipso Cultural e professora de teatro.

Seu trabalho transita entre teatro, audiovisual e infâncias, explorando conexões entre artes da cena, práticas contemplativas e tecnologias. Com espetáculos premiados e projetos que percorrem os principais editais da cultura, Daniela amplia diálogos entre linguagens e territórios.

Jamille Marin

jamille.png

Jamille é artista visual e designer gráfica, mestranda em Artes Visuais pela UFSM. Sua pesquisa transita entre arte contemporânea e tecnologia, explorando videoarte, projeção de vídeo, corpo, existência e poesia.

Desde 2014, trabalha com vídeo e audiovisual. Com uma trajetória marcada por exposições e mostras nacionais e internacionais, Jamille apresentou sua videoarte em full dome ‘IMAGO’ na abertura da exposição FACTO10 (2023) e participou de inúmeras exposições coletivas como ‘Influxo’ (MASM, 2024), ‘Cosmo’ (UFSM, 2024), ‘Sinergia’ (UFSM, 2024) e ‘Sistêmico’ (UDESC, 2024)

Sadiana-Luz

sadiana-luz-frota-delirios.png

Corpo que escuta, sente e transforma.

 

Sadiana habita a dança, a performance e a criação como territórios de encontro e investigação. Mulher, mãe e artista, transita entre linguagens, espaços e tempos, tecendo diálogos entre arte e cultura contemporânea.

Com formações em Dança, Arquitetura e Urbanismo, mestrado em Patrimônio Cultural e doutoranda em Artes Visuais pela UFSM, Sadiana acumula vivências em residências artísticas, coletivos independentes e projetos culturais, sendo reconhecida com o prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro no segmento Dança.

fundo-azul-textura2a.png

GALERIA DE FOTOS

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0337

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0337

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0248

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0248

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0268

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0268

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0283 (1)

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0283 (1)

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0375

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0375

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0320 (1)

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0320 (1)

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0205

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0205

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0218

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0218

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0229

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0229

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0208

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0208

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0202

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0202

delirios-14-01-2025-julia-urach-22

delirios-14-01-2025-julia-urach-22

delirios-projeçao-02

delirios-projeçao-02

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0308 (1)

EnsaioAbertoDeliriosProjetados0308 (1)

Produção

Financiamento

Pró-cultura_Governo do Estado_NEGATIVA_V.png
logo branca.png

Esta obra foi realizada com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo

bottom of page